Nomes e seus significados


Agora sim, vou chegar na loja e saber o nome daquilo que eu quero...não vou mais chatear o marido pedindo pra ele descrever pro vendedor o que estamos procurando.

Anodização: Trata-se de um processo de tratamento aplicado em materiais como o alumínio, por exemplo. Esse processo é eletroquímico e possibilita a formação de película controlada de óxido de alumínio sobre a superfície. De acordo com cada uso para o material e conseqüentemente, do tipo de anodização que sofrerá, o alumínio terá um aspecto e comportamento diferente. Há processos em que ele conserva sua cor natural, outros em que adquire colorações, além de maior ou menor resitência à corrosão e grau de dureza.

Bergère: Poltrona para leitura com almofada solta no centro, de espaldar côncavo que se prolonga nas laterais, relativamente baixo.

Bandô: (ref. Cortinas ) O bandô é aquela peça muito utilizada como acabamento de uma cortina, pois esconde o trilho ou o varão. Normalmente de tecido, apresenta-se como uma faixa larga que arremata a parte superior das cortinas.

Bisel: Corte em chanfro na extemidade de uma peça.

Boleado: Elemento que apresenta perfil curvo.

Brise: Elemento horizontal ou vertical cuja função é a proteção contra os raios solares.

Biscuit: Trata-se de porcelana fina, cozida duas vezes, cuja aparência lembra muito o mármore branco

Bizotê: O bisotê é um acabamento especial dado ao vidro, cujo aspecto são as bordas finas, com relevo brlhante. Este tipo de lapidação também é muito aplicada em espellhos.

Basculante: Refere-se ao tipo de movimento realizado por uma janela, por exemplo. Janelas basculantes são aquelas do tipo que comumente chamamos de "vitrô", movimentam-se em torno de eixo horizontal, e são muito utilizadas em banheiros ou em áreas que requerem maior segurança

Capitonê: Oriundo do século XIX, este acabamento para poltronas e sofás utiliza botões fixados espaçadamente, resultando em desenhos geométricos.

Chesterfield: Tipo de sofá revestido normalmente com couro, com acabamento capitonê.

Chanfro: Corte pequeno que elimina os cantos vivos de uma peça.

Chapisco: É a primeira camada de revestimento sobre as paredes e teto, afim de aumentar a aderência do revestimento final.

Craquelê: Trata-se de um efeito especial conferido a objetos e móveis, que deixam-nos com uma aparência de tinta "quebrada". Isso é obtido deixando a camada de baixo de demão de tinta ( por exemplo, tinta esmalte ) secar depois da camada superior ( por exemplo, tinta à base de água ).

Carpete de madeira: O carpete de madeira é um piso composto geralmente por placas de MDF cobertas com lâminas de madeira, com acabamento em verniz.

Composê: Diz-se "composê" quando são utilizados tecidos de diversas estampas em uma mesma peça ou ambiente.

Cerâmica: Pode-se definir cerâmica como produzida com uma pasta, cujo ingrediente principal é a argila, sucessivamente seca e queimada à alta temperatura. O revestimento cerâmico – também conhecido como azulejos e pisos cerâmicos – também é bastante antigo.

Cores frias e Cores quentes: São qualidades das cores - a "temperatura" da cor, que exercem diferentes efeitos no sistema nervoso do expectador. Definir quais são as cores frias e quais são as quentes não é um processo simples. Geralmente, vermelho e amarelo são consideradas cores quentes, e as demais – tais como azul e verde – cores frias.

Dimmer: Recurso utilizado para aumentar ou diminuir a intensidade da luz, o dimmer pode ser instalado no interruptor de parede, isoladamente para controlar cada lâmpada ou mesmo em conjunto, o que permite vários "climas" em um só ambiente.

Espelho: Encontro saliente, em desnível, de duas águas do telhado.

Estribo: Peça de ferro destinada a sustentar um elemento de construção em relação ao outro
Flecha Distância vertical entre a posição reta de um plano horizontal e a posição fletida; geralmente refere-se à peça estrutural ( viga ).

Forro falso: Forro colocado após a construção da laje ou cobertura, que independe da mesma.
Gazebo: refere-se a uma construção ao ar livre, separada da casa, feito com estrutura de pedra, metal ou madeira e fechado com treliças ou vidro.

Luminosidade de uma cor: Refere-se à uma qualidade da cor que indica a quantidade de branco que a ela foi adicionado.

Loft: O Loft diz repeito a um espaço amplo, sem divisórias entre os cômodos. Este tipo de solução tem sido muito utilizado.

Lambris: Os lambris são revestimentos utililizados para dar acabamento ou decorar ambientes. Podem ser utilizados, por exemplo, para forrar as paredes. Os materiais mais utilizados são: alumínio, madeira, plástico e aço inoxídável .

Ladrilho hidráulico: Material de revestimento para pisos e paredes, o ladrilho hidráulico é produzido com cimento branco, pó de mármore, areia e pigmentos de ferro. Quando utilizado em paredes, sua espessura deve ser menor.

Matiz: Refere-se à uma cor propriamente dita.

Mucharabi: Conjunto de treliças ( madeira ) que fecham um balcão.

Mármore Travertino: Tipo de mármore que normalmente apresenta cor bege e é muito encontrado na Itália.

Nervura: Viga de uma laje, que pode ou não estar saliente.

PEI: A sigla "PEI" refere-se à resistência a abrasão, normalmente utilizada referindo-se aos revestimentos cerâmicos. Conforme o nível de resistência do modelo ou tipo do material, este é classificado em grupos, que variam de PEI 1 até PEI 5. Quanto maior o PEI, maior a resistência à abrasão. Assim, por exemplo, cerâmicas de PEI 5 são indicadas para zonas de alto tráfego ( shoppings centers, áreas públicas, etc… ).

Piso laminado: O piso laminado é aquele formado por várias camadas derivadas da madeira, com o miolo de compensado ou fibra de alta densidade. Já a superfície é composta por resina melamínica e celulose.

Pintura eletrostática: A pintura eletrostática é feita em superfícies como o alumínio, que requerem proteção contra agentes externos ( chuva, umidade, etc... ), e que assegura a resistência à corrosão. Neste caso, as condições de agressividade do meio devem ser analisadas para que seja definida a espessura adequada da camada de tinta. É possível aplicar os mais variados acabamentos, aumentando bastante as possibilidades de uso e no seu aspecto.

Pivotante: Refere-se ao tipo de movimento realizado por uma janela, por exemplo. Janelas basculantes são aquelas do tipo cujas folhas movimentam-se em torno de um eixo vertical.
Policromia: Diz-se que algo é policromado quando apresenta mais de três cores.

Rádica: A rádica refere-se à uma formação particular que ocorre na base do tronco de algumas espécies de árvores. As madeiras que apresentam rádica podem ser reconhecidas pelos veios e nós que são bastante ressaltados em relação ás madeiras que não possuem essa qualidade. Exemplo de madeiras com rádica: pau-marfim, nogueira.
Roseta: ( ref. Cortinas ) A roseta é um suporte de metal ou madeira utilizado para prender as cortinas nas paredes. Carateriza-se também pelo fato de permitir a remoção de sua parte exterior, permitindo, assim, o encaixe da alça da cortina.

Resistência à abrasão: Propriedade que determinados materiais apresentam, como o revestimento cerâmico. Ter resistência à abrasão significa que o revestimento cerâmico tem a propriedade de resistir ao desgaste das peças em decorrência do atrito de resíduos que trazemos nas solas dos sapatos.

Saturação: de uma cor Refere-se à uma das qualidades das cores, que indica o grau de pureza do matiz. Quanto mais saturada, mais viva uma cor se torna.

Saneta: (ref. Cortinas) Saneta é a extensão do bandô de uma cortina - quando ele desce pelas laterais da janela.

Treliça: Armação de madeira ou metal com aberturas.

Tromp l'oeil: Trata-se de uma técnica de pintura que reproduz o aspecto de materiais nobres ou até objetos, flores, etc… que realmente parecem verdadeiros. Original da França, esta técnica abusa de efeitos de luz e sombra para conferir aspecto de realidade aos desenhos reproduzidos.

Varão: (ref. Cortina ) O varão é a peça horizontal muito utilizada para sustentação de uma cortina. Normalmente de metal ou de madeira, pode ser único, duplo ou tripo e nas suas extremidades são encaixadas as ponteiras, que além de conferirem acabamento ao varão, ainda impedem que a cortina caia pelos lados do varão.

Vidro temperado: O vidro temperado é mais resistente que os vidros comuns, porque passa pelo processo de têmpera ( é aquecido e depois resfriado bruscamente ). Esse vidro oferece maior segurança, pois quando quebrado – o que é bem mais difícil –, não se estilhaça em pedaços pontiagudos. Outra vantagem é que dispensa o uso de molduras ou caixilhos, porque é auto-portante.

Vidro laminado: Este tipo de vidro tem duas características especiais: impede a passagem do som e de parte da passagem de calor. Também oferece segurança, pois possui película plástica de polivinil, disposta entre duas ou mais lâminas de vidro. Quanto mais lâminas e, portanto, mais película de polivinil entre elas, mais resistente e seguro se torna. Quando quebra, os cacos não se soltam.

Vidro jateado: O vidro jateado passa pelo processo de jateamento com areia, através do qual é possível obter desenhos e figuras, visíveis devido ao contraste entre área transparente e área opaca.

Zenital: Refere-se ao tipo de iluminação: zenital; feita através de abertura no teto de uma construção.

Fonte: se alguém souber, por favor, me avise.

6 comentários:

Luziane Brock disse...

Adorei!! vai dizer que nomes mais estranhos nao é nao?! credddooo
Eu as vezes nem sei bem o que quero rsrsrsrs e ainda tenho que pensar em como traduzir tudo isso! me canso horrores quando vou de compras para a casa, pq nao sei como dizer o que quero rsrsrsrsrs Ai ficam maridos e vendedor perdidos me olhando =P
beijao MAlu

Nani Veiga disse...

ótimo,assim não precisamos ficar desenhando,explicando e assim mesmo não ser entendida.
Bjs
Nani

Paulinha e Fabiano disse...

Obrigada, obrigada, obrigada!!! Hahaha!
É muito chato ter um monte de idéias e não saber explicar o que é que a gente quer!
Agora já sei o nome das coisas que eu quero pôr lá no apê, e que ninguém tinha noção do que eu tava falando! rsrsrs
Tava cansada de andar com fotos no celular pra lá e prá cá! rsrs
Beijos!
Paulinha
Reformando Nosso Apê

Cynthia Saccoman disse...

Nossa...cada um que eu nunca ouvi falar...ahuahauhauha
Mas obrigada pelo post!!!
Beijos

Flávia disse...

Olá...

Estou de volta, e fiquei feliz da vida com o carinho que você deixou lá nos comentários. Muito obrigada...

Bjsss

Estúdio de Design disse...

Carol,
repassei um dos selinhos que você me dedicou, tá?
(estou com problemas para comentar no seu blog... acho que o meu computador anda bloqueando algumas formas de coment... pena! mas hoje consegui!)
Beijos

Postar um comentário

O que você achou?