Desabafo


Quero férias dessas expressões: resiliência, inteligência emocional, pro atividade, liderança, empreendedor. De frases, como: Seja um profissional de sucesso e você terá felicidade absoluta por toda a sua vida... blá, blá, blá!!!!
Por favor, uma semaninha!
Parece que a pessoa vai ser execrada ao falar que esse não é o objetivo de vida dela! Sim, sou estudante de Administração de Empresas, com formação em outros 2 cursos dessa mesma área, e me parece que, por isso, tenho que seguir o padrão “Seja uma líder nata seguindo os passos da inteligência emocional descritos pelo Joãozinho da Esquina!
E as fotos que ilustram esses artigos? Patéticas, essa é a minha humilde opinião. E pode perguntar: Porque você cursa Administração? Simples, porque gosto de estudar. Só isso.
Mas, não é por isso que me enquadro no perfil da foto acima. Não gosto de generalizações. Não busco felicidade através da minha profissão. Para mim, a profissão é um meio facilitador.
A minha felicidade, hoje, está ao final da tarde quando coloco a chave na fechadura e entro dentro da minha casa, com meu filho de mãos dadas. Felicidade para mim é sentar no sofá com um prato de pinhão e admirar o César e o Benício brincando, sentados no chão da sala, acompanhados do Dr. Porcão, o Buzz Lightyear, o Woody e o Sr. Cabeça de Batata. Feliciade é quando vejo o sorriso do Bê falando “Aiémm” (Ao infinito e Além!), voando nos braços do César.
Felicidade, para mim, é poder conviver com quem escolho, por horas no dia. Porque escolhi ter uma carga horária de traballho de 6h e aproveitar o que me traz felicidade, em detrimento do tão almejado crescimento profissional.
E você tem o sonho de ser o Líder da sua equipe (staff)? Que legal, parabéns e siga em frente no seu objetivo.

Esse, definitivamente não é o meu! Não agora, amanhã...não sei. E isso NÃO vai acabar com a minha carreira!
Só sei que seria bom um pouco menos de generalizações, de acrecitar em uma cultura inventada que garante a felicidade suprema através do profissional modelo que se enquadra perfeitamente no perfil desejado pela empresa XYZ.

Adoro a empresa que trabalho. Depois de algumas que já trabalhei essa, sem dúvida, tem sido a melhor. Dou o melhor de mim. Mas, não posso ser hipócrita comigo mesma.
Então me dei férias do Portal dos Administradores, no Geração de Valor, nos Jornais de Economia.... porque eles têm me causado muita angústia. Parece que tenho que seguir a cartilha dos 8 passos para me tornar um líder de sucesso!

Não me enquadro nesse perfil, definitivamente. Nem por isso, não vou deixar de ser empreendedora, resiliente, pro ativa e buscar a minha inteligência emocional e aplicá-los da maneira e na hora em que EU achar convenientes.

Por Caroline Monteiro

2 comentários:

Fabiane disse...

Penso a mesma coisa! E olha que não sou da área de administração, mas da área jurídica...
Essa ideia está por todos os lados, de que só seremos felizes se alcançarmos o sucesso profissional, além de conseguirmos aquele tão sonhado corpo malhado e esguio...kkkkkkkkkkkkk
A vida familiar hoje é desprezada, e nos encutem que quem quer se dedicar à família gosta de sofrer e de ser oprimida...kkkkkkkkk
A gente já não tem querer de verdade, sonhos realmente nossos, pois nosso ideal de vida, de pessoa já é pré-estabelecido, por sabe Deus quem...
Esses perfis só nos deixam mais infelizes...

Caroline Monteiro disse...

Isso mesmo Fabi! Verdades são criadas! Cada um tem a sua e não se deve impô-las a ninguém! Bj

Postar um comentário

O que você achou?